RH / DP
A gestão de Recursos Humanos, consiste em um conjunto de funções e atividades que possam ser classificadas da seguinte forma:
* Planejamento de RH.
Consiste em determinar o que deve ser feito para conseguir os colaboradores. Para um bom planejamento é necessário:
- O conhecimento preciso dos objetivos da organização.
- Conhecimento de mercado de trabalho e as disponibilidades internas.
- Domínio de técnicas de planejamento.
* Recrutamento e seleção.
- Na fase de recrutamento presisamos ter um conjunto de técnicas e métodos destinados a atrair candidatos capazes de ocupar o cargo que estamos oferecendo.
- A seleção é a fase em que escolhemos as pessoas para fazerem parte da organização conforme a necessidade comparando os perfis dos candidatos com a exigência dos cargos.
* Integração dos Recursos Humanos.
- É a parte que vem após o candidato ter sido escolhido. Nesta etapa o funcionário passa pela integração na organização conhecendo suas obrigações e deveres ainda uma visita em toda a empresa afim do mesmo ficar familiarizado com os demais setores.
* Análise e descrição de funções.
- Com este documento em mão podemos seguir os processos normais, pois todos podem ter o conhecimento através das descrições da função de cada um perante a organização e desta forma o aprendizado não fica somente a quem é de uma área, mas sim a todos que querem novos desafios.
* Avaliação de desempenho.
- Este é um ótimo termômetro de como estão os funcionários. Com testes escritos em conjunto com observação, podemos verificar a produtividade do colaborador.
* Remuneração, incentivos e benefícios.
- Entende-se por salário, a compensação periódica como forma de pagamento. Além do pagamento em dinheiro, uma organização pode oferecer benefícios, como uma cesta básica, plano médico, plano dentário, carro para funcionário, viagens entre outros.
* Higiene e segurança do trabalho.
- Plano de higiene do trabalho visa a integridade mental e física do colaborador. Podemos colocar um período durante o dia dentro de uma organização para o relaxamento, pratica de ginástica, jogos, massagens, etc.
* Formação de profissionais e Desenvolvimento pessoal.
- O desenvolvimento individual não incluem apenas a formação no sentido de aumentar as capacidades como vista a execução de uma tarefa específica, mas a educação em sentido mais geral, de forma a aumentar o nível de conhecimento e a capacidade de respostas às mudanças no ambiente de trabalho e pessoal.
Temos 04 fazes no processo de formação, são eles: Diagnóstico da situação, programação, implementação e avaliação.
* Controle e auditoria de RH.
- Não basta a avaliação da meio de trabalho dos colaboradores numa dada organização para ser uma idéia exata dos recursos humanos no seu conjunto, torna-se necessários também fazer uma avaliação de caráter macro, isto é, da organização no seu conjunto. A auditoria de RH é uma forma de avaliar a gestão de pessoal na empresa e pode ser efetuada através de questionamentos, entrevistas e estatísticas de pessoal.
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